A Secretaria Municipal de Promoção Social convida para o II Seminário da Pessoa com Deficiência, que será realizado na próxima sexta-feira (6), no campus do Instituto Federal do Sul de Minas, das 8h às 18h, com o tema “Arte, trabalho e possibilidades para as pessoas com deficiência intelectual e autismo”.

Organizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e com as instituições que compõem a Rede da Pessoa com Deficiência, o evento dá sequência às ações iniciadas em 2018, com o primeiro encontro.

O seminário marca o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 03 de dezembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro de 1992.

O evento é uma oportunidade para estimular o debate sobre os direitos da pessoa com deficiência, a igualdade de oportunidades, a acessibilidade e autonomia destas pessoas, além de propor reflexões sobre as políticas públicas para este público. Além disso, é uma ocasião importante para promover a conscientização da sociedade sobre o tema, sempre no sentido de buscar incluir plenamente as pessoas com deficiência na sociedade.

A entrada é livre mediante cadastro. É necessário encaminhar e-mail para seminariopcdpocos@gmail.com com os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, profissão e cidade de residência. Mais informações pelo telefone 35 3697-3022.

O seminário é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Redipede, Autarquia Municipal de Ensino, APAE, AADV e Adefip, com apoio da AACD, IFSULDEMINAS, Hotel Lisboa e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE).

Evento será realizado no IFSULDEMINAS

Programação


08h00 – 08h30 – Recepção e Inscrições
08h30 – 09h00 – Mesa de Abertura
09h00 – 10h30 – Palestra: Ariel Goldenberg e Pedro Baião: “Arte, emprego e down”
10h30 – 11h00 – Café
11h00 – 12h30 – Palestra: Guto Maia: “Políticas Públicas e as pessoas com deficiência”
12h30 – 13h30 – Almoço
13h30 – 15h30 – Eventos simultâneos e café
15h30– 17h00 – Palestra: Profa. Dra. Maria Cristina Kupfer: “A patologização da infância e o autismo”
17h00 – 17h15 – Encerramento.

Eventos simultâneos – das 13h30 às 15h30
Vivências – Sinta na pele como é ter uma deficiência. Você será conduzido por profissionais a experimentar as deficiências por alguns minutos. PUC/Fisio Instituto A/ AADV.

Sala sensorial Como um deficiente visual percebe o mundo?

Venha descobrir, e esteja pronto a aguçar seus sentidos! – AADV.

Maquetes táteis – Conheça os prédios históricos da cidade de uma maneira diferente. Use o tato e entenda os detalhes de nossos edifícios! – PUC/Arquitetura.

Oficina de alongamentos para deficientes – Aprenda a realizar, você mesmo, uma série de alongamentos que podem ser feitos em casa e que o ajudarão a prevenir lesões.– PUC/Fisio.

Introdução a LIBRAS – Curso rápido e introdutório da Língua Brasileira de Sinais. Aprenda palavras e expressões básicas para se comunicar. A cada 30 minutos uma nova turma. São 4 chances! – Tarso de Coimbra.

Projeto “Face a face” – Projeto dos jovens do grupo de fortalecimento e vínculos da ADEFIP, que indignados com a indiferença e preconceito que os afetam, desejam transpor os muros da instituição para mostrar os potenciais e valores das pessoas com deficiência. Venha compartilhar os sentimentos destes jovens com vistas à construção de um mundo melhor e mais inclusivo. – ADEFIP.

Brinquedos educativos – Descubra novas possibilidades para as crianças com os brinquedos da Guká! – Guká.