top of page

AEPETI - APHAS

Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil é um projeto cujo objetivo é de traçar planos para combater a incidência de trabalho infantil. O programa é baseado em monitorar a existência de crianças e adolescentes que trabalham de forma remunerada ou não, e elaborar ações e encaminhamentos para que esses indivíduos saiam da situação em que se encontram e tenham pleno aproveitamento da escola, esportes e cultura. 

O AEPETI procura acabar com mitos que naturalizam a prática do trabalho infantil através de serviços e programas que assegurem a integridade física, moral, psicológica e socioeconômica, tanto da criança e dolescente, quanto do núcleo familiar em que ele está inserido. Entre os mitos que precisam cair por terra estão: "trabalhar dignifica o homem " , " a ausência do trabalho incentiva a criminalidade " , " eu trabalhei e me tornei cidadão de bem " , entre outros. O Trabalho infantil na verdade impede que a criança se desenvolva de forma como deveria ser e faz com que no futuro, esse indivíduo atue em serviços não tão bem remunerados, muitas vezes considerados à margem da sociedade; impede o desenvolvimento pleno escolar e causa uma ruptura em seu estado emocional que pode levar anos para se manifestar.

 

O trabalho infantil compreende são atividades econômicas realizadas com ou sem finalidade de lucro, por crianças e adolescentes em idade inferior a 16 anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 anos. É um trabalho que priva os indivíduos de sua infância e adolescência, e de seu potencial e sua dignidade, sendo prejudicial ao seu desenvolvimento físico e mental, e muitas vezes colocando a criança e adolescente em situação de risco e vulnerabilidade.

Qualquer cidadão pode acionar o serviço pelo telefone 35 99999-3435 (Whatsapp) para fazer denúncias, ou pelo e-mail aepetiaphas@gmail.com

bottom of page