maria tereza.jpg
mulheres notaveis.jpg

Maria Tereza da Costa Franco voluntária da APHAS é uma das homenageadas da Exposição "Mulheres Notáveis"

EXPOSIÇÃO "MULHERES NOTÁVEIS"  que faz parte do calendário de Poços de Caldas na edição deste ano  ano, entre as várias mulheres escolhidas Maria Tereza Franco da Costa voluntária da APHAS foi uma das

homenageadas do evento. 

 Maria Tereza, nascida em São Gonçalo - Botelhos, recebe aqueles que ama. Sua vida pode muito bem ser resumida por sua luz e por seu afeto.

É a tia do pãozinho no meio da tarde, do café passado ao fim do dia, da lembrancinha do passeio, do café torrado que traz pra gente. É a tia do copo de água, da bolachinha de nata, das tortas, do cardápio de cada sobrinho, sobrinhos netos e dos netos. É mãe de Vivi e Lidinha. Avó de Luiza, Arthur, Liz e aguarda mais um. É mãe dos sobrinhos com a mesma afetividade e franqueza. É a aura da varanda que traz frescor e segurança.

É a amiga que faz sopa, faz bolo, faz suco, faz chá, cuida, reza. Foi amiga de Paulo Freire, de Antônio Cândido, descobre amigos em comum com qualquer pessoa: é a melhor amiga de muita gente. Maria Tereza

é a mesa cheia de gente.

Como as flores que enfeitam sua mesa, se faz presente na vida das pessoas e, por assim ser, se tornou professora e, já aposentada, auxiliou muitas crianças a alçarem voos. Apresentou a língua portuguesa a um chinês adulto como uma mãe que auxilia um filho em seus primeiros passos.

Com a mesmo acolhimento das águas do seu laguinho para com os pássaros, soube muito cedo que família é mais que o horizonte de seu quintal. Assim distribui ternura, como a aurora, por onde passa com seu voluntariado. Maria Tereza é a oração do fim do dia, a prece de agradecimento.

Ama a vida, sua trajetória e já ama o que está por vir. Para muitos, sobretudo os mais chegados, Maria Tereza é Tuta. E quem, ao longo da vida, teve a alegria de conhecê-la, passou a associar Tuta com amor. Porque, no fundo, são a mesma coisa.

Parabéns Maria Tereza você é merecedora desta linda homenagem. A APHAS em nome de toda a a diretoria e em nome do Programa Se Essa Rua Fosse Minha e se alegra e agradece 

seu esforço incansável e empenho na luta pela justiça social e pelo bem comum em nossa cidade.