top of page

Título 1

Mensagem de fim de Ano para um Novo Ano 

Feliz Ano Novo! Prospero 2020! Ano Novo repleto de Sucesso! Ano Novo cheio de saúde e Paz! Estas são algumas das dezenas de frases que trocamos na noite de 31 de dezembro. Todas bonitas e legitimas. Feliz Ano Novo se pode desejar para o mundo, para o nosso pais, a nossa cidade; se pode desejar para a família..., mas gostaria de falar de um Ano Novo na vida pessoal de cada um. Claro que o mundo carrega fatos, acontecimentos e circunstancias que afetam a nossa vida pessoal e nosso sentimentos. Existe porém um espaço de felicidade, paz e realização que é pessoal, que depende de nós. Disto quero falar agora. 

Há um pensamento sábio que diz que não adianta querer mudança na nossa vida se repetimos os mesmos atos, a mesma maneira de ser. Mudança exige mudanças. O ano será novo se nós seremos novos, pelo menos em parte. Algo novo tem que acontecer no nosso estilo de vida, no nosso agir. Não terá Ano Novo se seremos pessoas velhas, não pela idade, mas pela incapacidade de nos renovar. Muito difícil aceitar mudanças; quantas vezes já falamos “eu sou assim e ponto final!”. Algo novo acontece quando não perdemos a capacidade de ESPERAR, ter ESPERANÇA. Esperar significa acreditar que a vida pode ser melhor, que eu posso ser melhor e mais feliz. 

Shakespeare dizia que a matéria com a qual se fabricam os sonhos é a esperança. 

Esse então é o conteúdo do meu Feliz Ano Novo: que sejamos pessoas cheias de esperança e de sonhos, não ilusões ou fantasias, mas sonhos que estão no nosso alcance. Esperança e sonhos exigem uma certa coerência e atitudes novas que seja “degraus” e “passos” dados rumo aquilo que esperamos e sonhamos. Nada disso porem pode existir se não temos um projeto de vida, se não damos um sentido a nossa vida. Não tem como construir uma casa levantando paredes por acaso, segundo o que da na cabeça aquele dia. Parece incrível, mas construimos nossa vida assim, sem projeto, sem saber que passos dar, levados apenas por sentimentos, necessidades, instintos, comportamentos padronizados pela sociedade. 

A felicidade e realização que alcançaremos em 2020 depende muito de nós. Precisamos decidir que pessoas queremos ser. Quais valores desejamos viver e semear neste mundo. Que estilo de vida queremos assumir. 

Padre graciano.jpg
bottom of page