Inaugurado em 2008, através de uma parceria entre a Alcoa, Sesi / Fiemg e a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, o Instituto Stefanini - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP tem como objetivo, capacitar o aluno participante a utilizar os recursos básicos de um micro computador, visando principalmente a qualificação e a requalificação profissional.

Durante 4 anos, atuou na zona sul da cidade, oferecendo os cursos de Informática Básica e Montagem e Manutenção de computadores, atendendo cerca de 5.000 pessoas.

Com o fechamento da unidade do SESI, o Instituto buscou novos parceiros e em 2012 firmou uma parceria com a Associação de Promoção Humana e Ação Social, entidade ligada à Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Desde sua implantação, o instituto ampliou o leque de opções e hoje oferece os seguintes cursos (gratuitos):

- Informática Básica (Windows 7 e Office 2010 (Word, Excel, Power Point));

- Montagem e Manutenção de computadores;

- Excel Avançado

- Introdução à informática (3ª Idade)

Para ingressar no curso de informática básica, os interessados precisam ter no mínimo 13 anos e ter cursado ou estar cursando o 8º ano do ensino fundamental. Os alunos aprendem a utilizar as ferramentas do Windows, Word, Excel, Power Point e navegação na internet.

Para o curso de montagem de Montagem e Manutenção de microcomputadores os alunos devem já ter feito o curso de informática básica. Neste curso são ministradas aulas técnicas em que o aluno aprende a fazer instalações de softwares, montagem e manutenção dos equipamentos.

As aulas são ministradas em horário comercial (08:00 as 18:00) de segunda a quinta e acontecem na Rua Matilde Costa, 86 – Jardim Bela Vista. O Instituto oferece a comunidade máquinas com acesso à internet, gratuitamente, bastando apenas agendar horário. Maiores informações pelo telefone 3715-2851.