Exposição de fotos Retratos da Terra abre em Poços de Caldas com trabalho de jovens artistas da cidade e fotógrafos convidados

 

A exposição será realizada de 23 de agosto a 14 de setembro no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. As fotos são das jovens que frequentam o programa Maria Cinderela, da APHAS, do artista local Bruno Alves e da fotógrafa Karina Bacci, do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

 

A exposição Retratos da Terra será destaque, de 23 de agosto a 14 de setembro no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, que fica no centro. A entrada é gratuita. A exposição é o resultado de um projeto de mesmo nome, realizado em Poços no mês de abril, com a participação de jovens moradoras do bairro São José, que frequentam o programa Maria Cinderela, oferecido pela APHAS, Associação de Promoção Humana e Ação Social. O patrocínio é da Alcoa, que escolheu Poços de Caldas para receber o projeto.

 

Durante algumas semanas, 21 jovens participaram de um workshop e receberam formação técnica sobre fotografia, saíram a campo para registrar imagens da cidade, cuidadosamente escolhidas para mostrar a comunidade local e os aspectos que caracterizam a cultura de Poços de Caldas. O material então passou pela curadoria da artista Karina Bacci e o resultado é uma exposição, aberta a toda a comunidade, e um catálogo, que eterniza esse momento na vida dos jovens e na história da cidade. O fotógrafo da cidade Bruno Alves também foi convidado para apresentar o olhar de um artista local sobre o tema.

 

“A Alcoa valoriza as comunidades em que atua, por isso, incentivar projetos como o Retratos da Terra, que fazem com que os cidadãos amplifiquem seus olhares sobre seus territórios e deixem seu legado como forma de arte para a cidade é muito importante para reforçar a preocupação da empresa com a sociedade”, diz Michelle Shayo, Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Alcoa.

 

A iniciativa busca despertar nos participantes a reflexão, valorização e consciência de si mesmos na comunidade, além de ressaltar a arte e a fotografia como forma de expressão. Bacci também apresenta fotos feitas durante sua passagem pela cidade na exposição.

 

“A exposição é muito mais do que uma junção de belas fotos, trata-se do resultado de uma sensível reflexão sobre os hábitos e a cultura da cidade. Fotografaram aspectos importantes como pontos turísticos, a produção de cristal com a técnica de Murano e e festas populares”, explica Karina Bacci, curadora do projeto. “O objetivo é estimular os jovens a se colocarem perante a sociedade como cidadãos protagonistas, para isso, devem conhecer e entender de sua realidade e cultura”, completa Soraya Galgane, diretora da Elo3, empresa idealizadora e que realiza o projeto com o patrocínio da Alcoa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Serviço:

Retratos da Terra

Entrada: Aberta ao público - Grátis

Abertura: 23.08, às 16h00

Visitação: 23 de agosto a 14 de setembro

       Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas

       Rua Padre Henry Moton, s/n, Centro, Poços de Caldas - MG

                horários: Terça a sexta: 8h às 18h, sábado: 12h às 18h e domingo: 8h às 14h.

 

Informações para Imprensa

 

 

 

Soraya Galgane - (11) 2645-7191 / 99638-3147 /  sorayagalgane@elo3.com.br