Nesta terça-feira, 06 de agosto, no Espaço Cultural da Urca, será realizada a 12º Conferência Municipal de Assistência Social, das 8h às 17h. O evento é promovido em conjunto pelo Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Promoção Social.

O público-alvo é formado por servidores da Secretaria de Promoção Social, psicólogos, assistentes sociais, estudantes universitários e profissionais das instituições parceiras da Prefeitura, mas todos os interessados podem participar. Não é necessário realizar inscrição prévia.

Neste ano, o tema da conferência é “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”, tendo como lema “Nas Minas o SUAS é das Gerais”. O SUAS é o Sistema Único de Assistência Social.

As discussões serão organizadas em três eixos: Os desafios para a consolidação do SUAS frente aos impactos da crise financeira da União, do estado e dos municípios à Emenda Constitucional 95, à proposta de reforma previdenciária e à reforma trabalhista; A rede de proteção social do SUAS e a relação com os órgãos de garantia de direito; e Democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário no SUAS – “Nada sobre nós, sem nós”.

“A presença de todos é indispensável para o fortalecimento das políticas públicas de assistência social no município. No encontro, serão discutidos conceitos e ações que podem impactar diretamente na realidade das pessoas, especialmente os públicos prioritários atendidos pela nossa rede de serviços”, destaca a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.